TUDO QUE UM INICIANTE PRECISA SABER PARA COMPRAR SUA CÂMERA

Você quer ingressar na fotografia e está completamente perdido sem saber qual câmera para iniciante comprar?

Toda vez que você começa a procurar por câmeras para iniciar só encontra detalhes muito técnicos e não entende nada?

Eu sei como você sente, há um ano atrás eu estava exatamente onde você está agora! Completamente perdido.

Por esse motivo eu decidi escrever esse post e te garanto que ao final desse artigo você terá todas as informações que você precisa para escolher sua primeira câmera!

Vale ressaltar que, eu estou enquadrando nesse artigo como iniciantes em fotografia, todo mundo que tem interesse na área. 

Então, se você quiser ser fotógrafo profissional, ou seja, começar a ganhar dinheiro com fotografia, esse post é para você!

Agora, se você quer ser fotógrafo amador, sem ganhar dinheiro, fotografando apenas por hobby ou ainda quer apenas fotografar as reuniões familiares, esse post também é para você!

Lembrando que você pode começar fotografando com o seu celular! E só depois partir para uma câmera, se você já faz isso, ótimo!

Então, vamos começar a aprender, eu separei esse artigo em vários tópicos, você pode dar uma olhada neles agora:

  • Conceitos preliminares
  • Tipos de câmera
  • Principais Segmentos da fotografia
  • Especificações técnicas e acessórios de cada modelo recomendado
  • Infográfico com ranking das câmeras para iniciante por preço

CONCEITOS PRELIMINARES

Abordaremos aqui alguns conceitos interessantes para você saber escolher sua câmera para iniciante. Então, se você ainda não tem familiaridade com eles, sugiro que você continue lendo esse tópico!

DISTÂNCIA FOCAL

Você lembra das aulas de física óptica do ensino médio? Achou que nunca utilizaria aqueles conceitos na vida né? haha.

Bom, se você lembra, então você lembra de ter ouvido falar na tal da distância focal, não lembra de nada disso? Não se apavore!

Por definição a distância focal é a distância entre o centro de uma lente e o seu foco, simples assim? Simples assim!

Ainda não conseguiu entender porque saber disso é importante na fotografia?

Você verá que cada lente tem uma distância focal, e quanto maior essa distância focal, mais perto de você estará o objeto fotografado. E, ao mesmo tempo menor será seu campo de visão.

Para ajudar a visualizar veja a imagem abaixo:

A imagem mostra a mesma foto com diferentes lentes de diferentes distâncias focais. Começando pela 16mm e indo até 200mm. Observa-se que na lente de 200mm a imagem aparenta estar mais próxima do fotógrafo.
Fonte: Gyn

ABERTURA DE DIAFRAGMA

Abertura da lente, quer dizer que, quanto maior a abertura maior a entrada de luz , e isso interfere na qualidade da sua imagem.

Outro fator que também é afetado pela abertura é a profundidade do campo, ou seja, quanto maior a abertura menor a profundidade de campo

Imagem mostra a diferença da abertura do diafragma, indo desde f/1 (totalmente aberto) até f/64.

Nas especificações técnicas a abertura geralmente é escrita na forma f/1.7. Conforme você pode ver na imagem acima, esse f significa distância focal.

É importante dizer que essa fração é inversamente proporcional a abertura da lente, ou seja, quando essa divisão chegar mais próximo de 1, maior a abertura que a lente alcança.

A maior abertura é importante quando você não tem a luz ideal no ambiente, por exemplo, você quer tirar fotos com os seus amigos em um show realizado no período da noite. Então, quanto maior a abertura maior a qualidade que essa foto vai ter!

Isso quer dizer que uma abertura não tão grande deixa as fotos ruins? NÃO! Porém, você terá que investir em iluminação para aquela foto ficar melhor!

Agora você sabe tudo sobre abertura de lente, vou te dar um norte prático. O Samsung galaxy S20 promete uma abertura de lente de até f/1.8, que dividindo fica 0.555.

FAIXA DE ISO

Você verá que cada câmera tem uma faixa de ISO, umas abrangem mais, outras menos. Porém, se você não sabe o que isso significa, irei te explicar agora.

O ISO mede a sensibilidade do sensor a luz. Ou seja quanto maior o ISO, mais luz será captada e diremos que “mais clara” será a fotografia.

No entanto, quanto maior o ISO, mais ruído será gerado na foto. Esse ruído são pixels bem visíveis, observe a imagem a seguir para entender.

A imagem mostra o mesmo objeto (miniatura da torre Eiffel), em diferentes exposições de ISO, começando pelo ISO 200 (Imagem mais escura) e indo até o ISO 1600 (Imagem mais clara).

Ou seja, para utilizar ISO baixo, que seria o ideal para não gerar ruído, você terá que ter uma iluminação muito boa no ambiente ou no studio.

Sendo assim, a utilização de ruído nas imagens depende muito de cada fotógrafo e seu estilo. Há aqueles que gostam e há os que não gostam.

Vale também ressaltar que quanto menor o ISO em ambientes de pouca luz, menor a velocidade do obturador, então é necessário manter por mais tempo a câmera parada para a foto não sair tremida. 

RESOLUÇÃO

Se você não sabe, resolução está diretamente ligado a quantidade de pixels presente naquela imagem, ou seja, quantos milhões de quadradinhos coloridos existem para formar aquela imagem.

Ou seja vamos pegar uma resolução padrão de 1920×1080 pixels. Se multiplicarmos esse número dará 2.073.600, ou seja, 2 milhões de pixels ou 2 megapixels. Bem mais simples agora, né?

Dê uma olhada na imagem abaixo e observe a diferença nos tamanhos de cada resolução:

A imagem mostra a diferença nos tamanhos de resolução, comparados entre si. Indo desde o Full HD até o 8k.

Então quer dizer que quanto maior a resolução da câmera maior a qualidade da imagem? NÃO! O ponto chave aqui está no sensor da câmera, pois, diremos que é ele quem preenche os pixels. 

Se o seu sensor de câmera for ruim, por mais que ela tenha muito pixels, todos eles serão mal preenchidos.

SENSOR DE IMAGEM

Os sensores de imagem mais comuns hoje são os do tipo CCD e CMOS. Você verá esses dois tipos nas câmeras que vamos recomendar mais pra frente neste artigo.

Primeiramente, você deve saber que o sensor de imagem é responsável por captar a luz e transformar em pixels, ou seja, é ele quem dá cor a cada pixel da sua foto.

Portanto, quanto melhor o sensor de imagem melhor será a qualidade das suas fotos. Mas, você deve estar se perguntando, e como eu sei qual é o melhor?

Calma que estamos chegando lá.

Por muito tempo o CCD foi considerado melhor que CMOS. No entanto, a tecnologia evolui e hoje o CMOS apresentam uma qualidade muito superior ao CCD e é mais barato para ser fabricado.

Então, se você tiver comprando uma câmera fabricada depois dos anos 2010 é muito provável que as que tiverem sensor CMOS terão uma qualidade superior.

Além disso, não posso deixar de mencionar aqui os sensore do tipo Full Frame, que são sensores maiores, com menor fator de corte.

Você deve se lembrar que mencionamos no item distância focal que quanto maior a distância focal mais perto do fotógrafo estará o objeto, certo?

Com um sensor do tipo full frame, apesar da maior distância focal, você irá possuir mais área de foto, ou seja, um menor fator de corte.

PONTOS DE AUTOFOCO

Os pontos de autofoco são retângulos espalhados pela imagem que servem para definir onde será o foco da foto.

Se você utiliza essa opção no modo automático, a câmera irá decidir onde focar baseado nas diferenças de contrastes da imagem. Esse pode ser um processo muito demorado e às vezes sua imagem pode sair completamente sem foco.

É por esse motivo que a maioria dos fotógrafos preferem utilizar o modo manual de foco.

Por exemplo, se você quer focar um objeto que está em segundo plano, as vezes é mais fácil escolher manualmente o ponto de foco que você deseja focar, ou seja, escolher qual retângulo você quer que seja o foco principal da sua foto.

Além disso, algumas câmeras também tem a opção de trabalhar com um grupo de pontos de foco e não apenas um. Observe esse gif feito pela Canon para conseguir entender melhor:

O gif, mostra os pontos de autofoco em ação. Focando um tênis no canto esquerdo da imagem.
Fonte: Canon

Agora tenho certeza que você entendeu esse conceito. Portanto, obviamente, quanto maior o número de pontos de autofoco na sua câmera para iniciante, melhor!

OBTURADOR

Quando você clica para a sua câmera capturar uma foto, o obturador se abre para captar a luz que passa pela lente. E, é chamado de velocidade de obturação o tempo que o obturador fica aberto.

Dito isso, é importante você ter em mente que quanto mais tempo o obturador passar aberto maior será a quantidade de luz capturada.

TEMPO DE EXPOSIÇÃO

Esse item está extremamente relacionado com a velocidade do obturador, pois quanto maior o tempo de exposição, mais tempo o obturador ficará aberto.

As fotografia de longa exposição são responsáveis por aqueles caminhos de luz que todo já viu em algum lugar, se você não sabe do que eu estou falando, veja essa imagem:

A imagem de longa exposição mostra através de borrões no céu o caminho das estrelas.
Fonte: Hugo Chinaglia

Essa imagem é uma longa exposição das estrelas. Bem legal, né? Então, basicamente, uma longa exposição irá dar esse “borrão” no movimento, e um baixo tempo de exposição irá congelar o movimento.

Portanto, tudo depende do efeito final que você quer na sua foto.

RAW X JPEG

Dependendo do tipo de câmera que você escolher para iniciar na fotografia, você irá se deparar com dois formatos de imagem, o RAW e o JPEG.

O formato JPEG que é mais antigo e mais conhecido, a câmera irá realizar alguns ajustes antes de te entregar a foto.

E se você tirar a foto com algum tipo de efeito, por exemplo, em preto e branco, aquela imagem será salva em preto e branco. 

No entanto, no formato do tipo RAW você recebe a imagem bem “crua” sem nenhum tipo de tratamento. Então, se você tirar uma foto em preto e branco e salvar em RAW, quando você descarregar ela no computador ela estará colorida sem nenhum tipo de tratamento.

Portanto, nesse caso será necessário fazer uma edição da imagem para depois ser entregue ao cliente ou divulgada.

Veja na imagem abaixo uma diferença entre esses dois tipos:

A mesma imagem, porém, na metade da esquerda a foto está no formato JPEG e na outra metade no formato RAW. Exemplificando a diferença entre elas.

Você deve estar se perguntando, então qual dos dois tipos é melhor? A resposta é bem simples. depende. Rsrs. Depende de cada fotógrafo e de cada momento. 

Na maioria dos casos é preferível tirar fotos em RAW para realizar uma edição posterior.

TIPOS DE CÂMERA

Primeiramente, você tem que saber e entender os principais tipos de câmera existentes no mercado, e somente depois escolher a sua câmera para iniciante. Portanto, vamos para elas:

COMPACTA

As câmeras desse tipo são mais leves e pequenas, como o próprio nome já diz, elas são compactas rsrs.

A grande vantagem desse grupo está no preço, de todas que iremos tratar aqui elas são com certeza a mais em conta.

Durante muitos anos, a grande vantagem desse grupo foi elas possuem uma abertura de diafragma maior que a câmera do celular.

Uma boa câmera compacta (e mais cara) fornece aberturas em até f/2. Percebe-se então que a grande vantagem que as câmeras compactas tinham anos atrás, hoje não é mais realidade quando comparada com os celulares do mercado.

Até se se entrarmos na questão de resolução das imagens, tem celulares hoje que já tem resoluções similares ou até maiores que a da câmera compacta.

Porém, nós sabemos que não é todo mundo que tem condições de investir em um celular com alta qualidade de câmera. Então, pode ser que a câmera compacta ainda seja melhor que a câmera do celular que você possui hoje.

E por ser mais barata que um celular, em alguns casos, talvez ela faça sentido!

Porém, vale ressaltar que, se você quer seguir na fotografia como profissional ou um amador que leve o hobby a sério, essa câmera não é ideal para você rsrs.

Isso porque ela não permite muitas configurações no modo manual quando comparadas às outras câmeras que temos disponíveis, pois as fotos dela foram feitas para serem automáticas do tipo point and shoot, que é apontar e tirar a foto.

MIRRORLESS

As câmeras desse tipo, como o próprio nome já diz, não possuem o espelho que leva a imagem pro visor.

Calma que eu te explico.

Você verá a imagem a ser fotografada em um visor eletrônico ou tela LCD, ou seja, não tem uma precisão como a DSLR. Pois, a imagem captada pela lente será convertida no formato digital para então ser mostrada para você através do visor.

E isso leva tempo, rsrs, obviamente não é um tempo considerável, mas para quem deseja ter a precisão exata do que a câmera está vendo, essa câmera não é a sua ideal!

Também, vale lembrar que todo esse processo, consome mais bateria. 

Porém, eu diria esse tipo de câmera está entre os top da nossa lista pois, elas são bem mais leves quando comparadas a DSLR, o que facilita muito no seu transporte e manuseio!

Eu diria que esse é um grupo que está conquistando os fotógrafos e aumentando seus acessórios a cada ano.

Esse tipo de câmera também trocam de lentes, apesar de o número ainda ser limitado quando comparado a DSLR.

Além disso, tem os recursos manuais necessários para quem quer iniciar na fotografia e continuar aprendendo nesse mundo.

DSLR

Agora chegou a hora delas, as queridinhas, as câmeras do tipo DSLR!

Diferente da mirrorless, esse tipo possui um espelho que envia a imagem para o visor fazendo o clique ser mais preciso.

Ou seja, você consegue ver no visor da sua câmera a exata imagem que a lente está captando!

Essa câmera é ótima para quem quer investir um pouco mais e seguir trabalhando ou estudando a área da fotografia!

Pois, tem diversas configurações manuais, que irão te permitir pôr em prática e aprimorar todos seu conhecimentos teóricos sobre a fotografia.

Esse grupo não é o mais recomendado se você quer apenas tirar fotos em sua viagens e não se preocupar muito com as configurações de cada clique.

Elas também possui uma tecnologia incrível de autofoco, devido a quantidade de zonas AF no sensor.

INSTANTÂNEA

Só pra não deixar de citar essa câmera que eu acho incrível! 

As câmeras do tipo instantâneas são aquelas que você tira foto e ela é impressa na hora, lembra da famosa polaroid, né? 

Então, hoje quem é o grande conhecido por fabricar essas câmeras é a fujifilm.

Elas são ideais para tirar umas fotos retrô!

Vale lembrar que, eles também possuem um aparelho que imprime as fotos, no conhecido formato, direto do celular!

Porém, esse tipo, não é recomendado para quem deseja iniciar levando a fotografia bem a sério, rsrs.

CÂMERAS DE AÇÃO

As câmeras dentro desse tipo são ótimas para quem ama aventuras! Elas possuem uma ótima qualidade de imagem, mas principalmente de VÍDEO!

Por se tratar de câmeras feitas para ação, ou seja, esportes, danças, praticamente tudo aquilo que lembra movimento.

Elas já vem com suportes para serem utilizadas em capacetes, paus de selfies, e outros equipamentos.

E, por esse mesmo motivo, são super resistentes, ideais para fotografar debaixo da água, no meio da poeira, etc.

Então, se você pensa em seguir esse caminho na fotografia, ela pode ser ideal para você!

SUPERZOOM

Como o próprio nome já diz, esse tipo de câmera é focada mais no zoom. 

Elas possuem um zoom óptico que pode chegar até 50x sem perder qualidade nas fotos, e dependendo o seu segmento na fotografia é uma ótima escolha!

Vale lembrar que esse modelo não permite a troca de lentes, então se você pretende começar a estudar fotografia com sua primeira câmera, essa pode não ser a ideal.

QUAL SEGMENTO VOCÊ QUER SEGUIR

Essa é a próxima pergunta importante que você deve fazer, qual segmento da fotografia você quer seguir?

Por que isso é importante? Bom, como você já deve estar começando a perceber, cada modelo de câmera para iniciante é mais recomendado pra um tipo específico de segmento.

Se você ainda não sabe quais são os segmentos, não se desespere, vou falar dos principais deles, e então, você pode escolher o caminho com qual mais se identifica.

EVENTOS

Foto dos noivos se beijando no meio dos padrinhos que estão segurando velas que piscam.
Fonte: Edward Cisneros

Nessa porção, você será especialista em fotografar eventos como casamentos, aniversários, chás, formaturas etc. 

Há bastante demanda nesse tipo de fotografia e é por esse motivo que a maioria dos fotógrafos optam por esse segmento para iniciar a carreira como profissional.

PAISAGENS

Fotos das montanhas cobertas parcialmente de neve, de dia, porém com a lua nova no céu.
Fonte: Ryan Schroeder

Nessa fração da fotografia, as oportunidades também são imensas!

Você pode seguir nesse ramo e fazer diversas fotografias em qualquer lugar que você estiver. Se você ama uma aventura, esse pode ser o seu segmento ideal! 

Geralmente essas fotografias você encontra em quadros de decoração, galerias, calendários, campanhas de publicidade, etc.

ESPORTES

Foto de um nadador na piscina com os braços abertos e a cabeça para fora da água.
Fonte: Gentrit Sylejmani

A fotografia esportiva é uma divisão muito interessante da fotografia!

Nela, você deve se atentar aquele segundo exato do esporte que geralmente passa despercebido para quem está assistindo.

Os resultados são fantásticos, e se você é do tipo focado e observador, essa com certeza é uma escolha a se pensar. Agora se você gosta de ter o controle de todos os aspectos da fotografia, como luz, movimentos, composição, talvez esse tipo não seja para você.

MACRO

Foto macro de uma formiga de pé perto das folhas.
Fonte: Guillaume de Germain

Esse segmento também é para os observadores atentos, pois consiste em fotografar as coisas pequenas que geralmente não vemos ou não damos muita atenção.

Para esse tipo de fotografia, o zoom e o foco manual serão seus aliados! 

Você irá aproximar o item a ser fotografado cerca de 10 vezes ou mais, e os resultados são de tirar o fôlego! 

RETRATOS

Retrato de uma criança em Bangladesh coberta em um pano verde.
Fonte: Mou Aysha

Essa fração também é super legal, pois trata-se da arte de fazer o retrato de alguém!

Nessa divisão você deverá estar mais atento às expressões faciais que vão compor o seu retrato, porque tudo dependerá do seu objetivo a ser atingido.

Não pense que esse setor trabalha apenas com fotos 3×4, rsrs. As oportunidades também são variadas, você poderá prestar serviços a um canal de mídia, sites, propagandas políticas, quadros oficiais etc.

PRODUTOS

Foto de uma garrafinho KS de Coca cola centralizada em um fundo branco.
Fonte: Pablo Montes

Geralmente esse segmento é voltado a publicidade, e as oportunidades também são gigantescas!

Como tudo na publicidade, cada item da composição da foto deverá ser muito bem pensado e planejado para atingir a exata emoção ou sensação no consumidor.

Para quem também ama estudar marketing, você pode levar esse tipo de fotografia em consideração quando estiver na dúvida!

VIAGENS

Foto em alto mar com uma ilha ao fundo cheia de árvores. E um barco com dezenas de pessoas apreciando a paisagem.
Fonte: Yap Chin

A fotografia de viagens, com certeza é a minha preferida! Se você ama viajar, então, essa é perfeita!

Nesse segmento você irá retratar em imagem o local visitado, na sua maneira e no seu ponto de vista!

Você pode vender suas fotos para guias turísticos, empresas que fazem pacotes de viagens, etc. 

Uma área super interessante se você quer unir viagem, fotografia e dinheiro!

ARQUITETÔNICA

Foto de um prédio com fachada de vidro e brises repetitivos formando um padrão arquitetônico.
Fonte: Victor Garcia

Esse tipo de fotografia é muito procurado por imobiliárias, arquitetos, engenheiros, etc. E você como profissional deverá retratar os edifícios ou monumentos arquitetônicos.

Além disso, você pode realizar imagens internas de residências ou de ambientes corporativos. Essa é mais uma área gigante dentro da fotografia.

SUBAQUÁTICA

Foto tirada embaixo d'água de um urso polar mergulhando e olhando diretamente para câmera.
Fonte: Peter Neumann

Essa é pra poucos! A fotografia subaquática consiste basicamente em tirar fotos embaixo d’água, rsrs.

Portanto, se você não gosta de praticar mergulhos, não é apaixonado pelo mundo marinho é melhor não escolher esse segmento, haha.

ARTÍSTICA

Foto de uma mulher abraçada em si mesma,  com um desenho artístico na metade do rosto.
Fonte: Svetlana Pochatun

Essa divisão da fotografia está entre as mais criativas e ousadas, pois consiste em retratar ou criar arte.

Nesse tipo de fotografia é hora de se desprender de tudo o que é conhecido como tradicional e transmitir suas emoções e visões através da arte!

FOTOJORNALISMO

Foto de um protesto, de um lado os protestantes e do outro os policiais no meio da rua de uma cidade.
Fonte: Andrew Winkler

O fotojornalismo está entre os segmentos mais formais da fotografia, pois consiste em transmitir informações.

Nesse tipo de fotografia não existe preparo antecipado, pois na maioria das vezes, as fotos tem que ser retiradas no momento da notícia.


Abordamos os segmentos mais comuns que você pode encontrar na fotografia, essa lista ainda é muito maior, rsrs.

Se você ainda não sabe exatamente em qual área da fotografia você quer se aprimorar, não se preocupe! Você é ainda é iniciante e essa dúvida é super natural.

Com o tempo, você vai começar a ter mais interesse por um certo tipo de segmento e pode começar a investir mais tempo e conhecimento nele!

O importante agora é você conhecer os principais tipos e saber que as opções dentro da fotografia são muitas e incríveis!

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS E ACESSÓRIOS

Agora que você já possui todo conhecimento para decidir pela sua primeira câmera, vamos ao que interessa!

Estarei listando aqui as câmeras para iniciante que recomendamos para quem pretende iniciar no mundo da fotografia.

Primeiramente, irei falar das principais especificações técnicas e acessórios de cada modelo, e ao final desse artigo, você terá acesso ao um incrível infográfico que listará todas as câmeras em ordem de preço!

Dito isso, vale a pena mencionar que, se você pretende seguir carreira na fotografia, você provavelmente irá investir mais nos acessórios (lentes, flashes, etc) do que nas câmeras.

Então, se você tem um bom capital para investir, é interessante pensar em gastar menos em uma câmera de entrada e mais em acessórios que futuramente você poderá utilizar em outras câmeras.

Assim sendo, vou separar as recomendações por marca para facilitar, dê uma olhada!

Canon

Canon PowerShot SX420 IS

Imagem da câmera para iniciante Canon PowerShot SX420 IS câmera na cor vermelha, com lente inclusa e flash.
Fonte: Canon

Essa câmera do tipo superzoom tem um zoom ótico de 42x e é ideal para suas viagens e férias em família!

Dê uma olhada nas suas especificações técnicas na tabela a seguir:

Especificações técnicas do modelo câmera para iniciante Canon PowerShot SX420 IS, como tipo do sensor, processador, pontos de autofoco, etc.

E como você já sabe, por ser da categoria super zoom, esse modelo não permite a troca de lentes e não tem muitos acessórios disponíveis.

Canon SX540 Hs

Imagem da câmera para iniciante Canon SX540 Hs com lente embutida.
Fonte: Canon

Essa câmera é da categoria Superzoom, ideal para férias e viagens em família. Além disso, Seu zoom ótico chega até 50x sem perder a qualidade das fotos.

Confira abaixo suas características técnicas:

Especificações técnicas do modelo câmera para iniciante Canon SX540 Hs, como tipo do sensor, processador, pontos de autofoco, etc.

Esse modelo de câmera não possui muitos acessórios, você pode obter um protetor solar para a lente, mas não é possível fazer a troca de lentes.

Canon T5i 

Imagem da câmera para iniciante Canon T5i com lentes trocáveis e flash embutido.
Fonte: Canon

Esse modelo DSLR é bem conhecido e bem interessante para quem deseja iniciar na fotografia, mas não tem muito dinheiro disponível para investir.

Pode ser útil em diversos segmentos da fotografia, como a artística, retratos, eventos, produtos e etc.

Você pode ver as principais especificações técnicas na tabela a seguir:

Especificações técnicas do modelo câmera para iniciante Canon T5i, como tipo do sensor, processador, pontos de autofoco, etc.

Além disso, esse modelo permite mais acessórios e é compatível com todas as lentes do tipo EF e EF-S da Canon, ou seja, permite a troca de lentes.

Canon T6i

Imagem da câmera para iniciante Canon T6i com lentes trocáveis e flash embutido.
Fonte: Canon

Esse modelo DSLR como você pode reparar é superior ao modelo anterior por ser mais recente.

Esse modelo segue com as mesmas recomendações do anterior. No entanto, esse é mais indicado se você também irá precisar gravar vídeos!

E também conta com a tecnologia de transferência de arquivos via Wi-Fi o que pode te poupar muito tempo!

Veja as características técnicas a seguir:

Especificações técnicas do modelo câmera para iniciante Canon T6i, como tipo do sensor, processador, pontos de autofoco, etc.

Assim como a T5i, esse modelo também permite a troca de lentes e é totalmente compatível com as lentes do tipo EF e EF-S.

Canon EOS SL3

Imagem da câmera para iniciante Canon EOS SL3 com lentes trocáveis e flash embutido.
Fonte: Canon

Essa DSLR é incrível! E tem a novidade de filmagem em 4K! Se você também curte fazer videos, deveria considerar essa câmera na hora de escolher a sua primeira!

As imagens feita com essa câmera também são recomendadas para diversos segmentos da fotografia!

Se você quiser saber mais sobre esse modelo, vejas as principais especificações técnicas abaixo:

Especificações técnicas do modelo câmera para iniciante Canon EOS SL3, como tipo do sensor, processador, pontos de autofoco, etc.

Esse modelo também permite a troca de lentes e é compatível com as lentes Canon do tipo EF e EF-S.

Canon EOS M3 Mark III

Imagem da câmera para iniciante Canon EOS M3 Mark III com lentes trocáveis e flash embutido.
Fonte: Canon

Essa câmera do tipo Mirrorless você precisa conhecer! Ideal para retratos, paisagens e viagens! 

Por ser uma Mirrorless, você já sabe que esse modelo é bem mais leve quando comparado as DSLR facilitando o transporte e a movimentação!

Se quiser conhecer mais sobre esse modelo incrível, veja as especificações técnicas a seguir:

Especificações técnicas do modelo câmera para iniciante Canon EOS M3 Mark III, como tipo do sensor, processador, pontos de autofoco, etc.

Além disso, esse modelo permite a troca de lentes também! E é compatível com todas as lentes do tipo EF-M, e também com algumas lentes do tipo EF e EF-S utilizando um adaptador.

Canon Rebel T8i

Imagem da câmera para iniciante Canon Rebel T8i com lentes trocáveis e flash embutido.
Fonte: Canon

Essa DSLR é o mais novo lançamento da Canon para os modelos Rebel T. Então, obviamente conta com mais opções do que os modelos anteriores.

Confira a tabela abaixo com as especificações técnicas desse modelo:

Especificações técnicas do modelo câmera para iniciante Canon Rebel T8i, como tipo do sensor, processador, pontos de autofoco, etc.

Nessa câmera também é possível realizar a troca de lentes, ela é compatível com todas as lentes Canon do tipo EF e EF-S.

Canon EOS 80D

Imagem da câmera para iniciante Canon EOS 80D com lentes trocáveis e flash embutido.
Fonte: Canon

A EOS 80D é uma DSLR bem interessante para quem está iniciando na fotografia e tem um pouco mais de capital para investir.

O que se sobressai nesse modelo é o seu sistema de autofoco! Bem mais simples e eficiente de utilizar!

Se você se interessou por esse modelo, veja também a tabela a seguir:

Especificações técnicas do modelo câmera para iniciante Canon EOS 80D, como tipo do sensor, processador, pontos de autofoco, etc.

Esse modelo é compatível com o modelo de lente EF e EF-S da Canon, portanto, você poderá realizar a troca de lentes.

Sony

Sony Cyber-Shot W800

Imagem da câmera para iniciante Sony Cyber-Shot W800 com lente fixa e flash embutido.
Fonte: Sony

Se você está a procura de uma câmera barata e do estilo compacta, essa é a nossa recomendação.

Possui um zoom ótico de até 5x, porém não possui muitas configurações disponíveis. É ideal se você está apenas a procura de uma câmera para fotografar os seus momentos sem se aprofundar muito nos conhecimentos fotográficos.

Se você se interessou por esse modelo, confira também as principais especificações técnicas abaixo:

Especificações técnicas do modelo câmera para iniciante Sony Cyber-Shot W800, como tipo do sensor, processador, pontos de autofoco, etc.

Por se tratar de uma câmera do modelo compacta, não dispõem de muitos acessórios e não é possível fazer troca de lentes.

Sony A6300

Imagem da câmera para iniciante Sony A6300 com lentes trocáveis e flash embutido.
Fonte: Sony

Essa câmera é uma Mirrorless que ocupará bem menos espaço na sua mochila. O que é mais interessante nesse modelo é a quantidade de informações que vem no arquivo RAW permitindo fazer edições incríveis.

Dê uma olhada nas principais características dessa câmera:

Especificações técnicas do modelo câmera para iniciante Sony A6300, como tipo do sensor, processador, pontos de autofoco, etc.

Por ser uma Mirrorless ela é compatível com todas as lentes Sony E-mount. Portanto, permite a troca de lentes!

Nikon

Antes de ir para as recomendações da Nikon, preciso informar que infelizmente a Nikon encerrou suas atividades no Brasil.

Mas, ainda é possível encontrar suas câmeras por revendedores ou usadas. No entanto, a assistência técnica poderá sair mais cara, por não ter nenhuma autorizada no país.

Nikon D3300

Imagem da câmera para iniciante Nikon D3300 com lentes trocáveis e flash embutido.
Fonte: Nikon

Essa câmera do tipo DSLR é muito boa se você pretende ter uma câmera para vídeos, no entanto, se você está a procura de uma câmera para fotos, a nossa próxima recomendação que é a D3400 é mais indicada.

Você pode ver as principais características técnicas abaixo:

Especificações técnicas do modelo câmera para iniciante Nikon D3300, como tipo do sensor, processador, pontos de autofoco, etc.

Então, por se tratar de uma DSLR você já sabe que é totalmente possível a troca de lentes. Esse modelo em específico é compatível com todas as lentes da linha encaixe F da Nikon.

Nikon D3400

Imagem da câmera para iniciante Nikon D3400 com lentes trocáveis e flash embutido.
Fonte: Nikon

Como já foi mencionado, esse modelo DSLR é melhor para fotografia quando comparado a D3300. Um dos fatos dessa câmera não ser recomendada para vídeo é que não tem porta para microfone externo, diferente da sua antecessora.

Se você se interessou por esse modelo, você pode ver as principais especificações a seguir:

Especificações técnicas do modelo câmera para iniciante Nikon D3400, como tipo do sensor, processador, pontos de autofoco, etc.

Além disso, esse modelo também permite a troca de lentes e é totalmente compatível com as lentes com encaixe F da Nikon.

Nikon D610

Imagem da câmera para iniciante Nikon D610 com lentes trocáveis e flash embutido.
Fonte: Nikon

Outra DSLR incrível da Nikon, esse modelo é bem silencioso e perfeito para fotografar suas viagens e paisagens.

Veja as características técnicas deste modelo a seguir:

Especificações técnicas do modelo câmera para iniciante Nikon D610, como tipo do sensor, processador, pontos de autofoco, etc.

Essa câmera também é compatível com todas as lentes de encaixe F da Nikon. Ou seja, é possível a troca de lentes.

FujiFilm

FujiFilm X-T30

Imagem da câmera para iniciante FujiFilm X-T30 com lentes trocáveis e flash embutido.
Fonte: FujiFilm

Essa câmera do tipo Mirrorless da FujiFilm não poderia ser deixada de ser citada. Ela é bem menor quando comparada as DSLR, então acaba sendo bem versátil para ser carregada.

Veja as especificações dessa câmera abaixo:

Especificações técnicas do modelo câmera para iniciante FujiFilm X-T30, como tipo do sensor, processador, pontos de autofoco, etc.

Esse modelo também permite troca de lentes e é compatível com todas as lentes da linha X (XF e XC) da FujiFilm.

GoPro

GoPro Hero 8

Imagem da câmera para iniciante gopro hero 8 com lentes fixa.
Fonte: GoPro

A mais conhecida câmera de ação e não poderíamos deixar de recomendar! A GoPro Hero 8 é o modelo mais recente da GoPro.

A maior reclamação desse modelo é o tempo para recarregar a bateria que é de aproximadamente 3h até a carga completa no usb.

 As fotos nesse modelo não tem boa qualidade com baixa luz. Então, se você está pensando em adquirir essa câmera somente para fazer fotos, recomendamos que você dê uma olhada nas outras câmeras que mencionamos neste post.

Agora, se você quer uma câmera também para fazer vídeos, você deve levar a GoPro em consideração, dê uma olhada nas especificações técnicas dessa câmera abaixo:

Especificações técnicas do modelo câmera para iniciante GoPro Hero 8, como tipo do sensor, processador, pontos de autofoco, etc.

Esse modelo não permite troca de lentes, mas é um modelo super leve e pequeno, perfeito para viagens, principalmente se você gostar de filmar suas aventuras!

RANKING POR PREÇO

Se você é iniciante em fotografia, provavelmente está a procura de uma câmera mais barata para começar a fazer os cliques, né?

Pensando nisso fizemos esse super infográfico com todas as câmeras que recomendamos por ordem de preço, dê uma olhada:

(Obs.: Todo os preços nessa pesquisa foram os preços de mercado online com todos acessórios que vem junto com a câmera no kit básico)

Infográfico de todas as câmeras para inicantes citadas nesse artigo por ordem de preço.

Chegamos ao fim do nosso artigo, tenho certeza que se você ainda não decidiu qual câmera para iniciante adquirir ainda, já teve um bom norte de tudo o que você precisa saber antes de comprar! Saiba que também é possível fazer um seguro para sua câmera, para prevenir em casos de acidentes, roubos, etc.

Se você gostou desse artigo ou acha que tem alguma câmera muito boa que deixamos de recomendar conta pra gente nos comentários! Vamos adorar saber sua opinião!

Se quiser continuar lendo nossos conteúdos se inscreva também na nossa newsletter! Dessa forma, você receberá um aviso por email de todas as vezes que postarmos algo novo.

One Reply to “TUDO QUE UM INICIANTE PRECISA SABER PARA COMPRAR SUA CÂMERA”

Deixe uma resposta