Os melhores apps para editar foto (+guia de como usar)

Você sempre perguntou se é possível pegar suas fotos normais e utilizando um aplicativo de edição deixar elas incríveis?

Então, você veio ao lugar certo!

Eu também lembro do dia em que olhava minhas fotos e achava elas tão normais, parecia que estava faltando algo, e quando eu comparava com o que as pessoas postavam no Instagram, via que realmente faltava alguma coisa.

Então, eu descobri o poder dos apps para editar foto. Pode acreditar em mim quando eu digo que sua foto irá passar por uma super transformação.

Nesse artigo eu vou listar para você os 4 melhores apps para editar foto!

E mais do que isso, dentro de cada tópico vou te ensinar o passo a passo para mexer em cada app e deixar suas fotos fantásticas.

Portanto, vamos ao que interessa!

Os melhores apps para editar fotos são:

  1. Adobe Lightroom
  2. Pixlr
  3. Snapseed
  4. Photoshop Mix

Vamos ao primeiro deles:

Adobe Lightroom

Esse aplicativo quase dispensa apresentações, ele é incrível e com certeza lidera essa lista de melhores apps para editar foto!

Se você nunca ouviu falar do Adobe Lightroom, pega seu celular e baixe ele agora!

Dito isso, esse app é o queridinho das blogueiras quando o assunto é edição de foto. 

A princípio ele pode parecer um pouco complexo. Pois, ele traz diversas ferramentas que podem ser bem confusas para quem nunca utilizou o aplicativo.

Sendo assim, conforme prometido, vou te ensinar agora como usar esse aplicativo com um passo a passo super simples e fácil.

Já baixou o app, né?

Então, escolhe uma foto sua para utilizar no nosso tutorial de como utilizar o lightroom.

Para esse tutorial vou utilizar a seguinte foto que tirei da minha cachorra no sofá da minha casa.

Foto de cachorro com pelo branco, olhos e focinho pretos, com lacinho e coleira rosa

Essa foto acima está sem nenhum tipo de edição nem configuração da câmera do celular

Então, vamos ao passo a passo:

Importar a foto ao aplicativo

Para importar a imagem no aplicativo é bem simples é só clicar no botão que está destacado na imagem abaixo, achar a foto na galeria e adicionar ao aplicativo.

Em destaque botão para importar imagens no lightroom

Feito isso, sua foto já estará disponível no aplicativo! O lightroom possui como se fosse uma galeria interna, onde ficarão salvas todas as fotos que você editar.

Também é possível a criação de álbuns e o mais legal, há uma série de tutoriais internos que você pode acessar, assim como um feed com as melhores fotos do momento.

Incrível, né?

Muita gente utiliza esse aplicativo, mas não sabem dessas opções super interessantes que estão disponíveis na barra inferior.

Cortar e girar

Você tem a opção de cortar e girar a foto logo no terceiro ícone! E essa ferramenta, apesar de simples é super útil. Além disso, dentro dessa seção você também encontra ferramentas como inverter e mudança de resolução.

Por exemplo, nessa imagem que estarei usando, irei endireitar utilizando do comando nível automático e também irei mudar a resolução para exemplificar para vocês.

Diferença da ferramenta cortar e girar dentro do app Lightroom

Comando ótica

Vamos avançar um pouco nesse momento e ir para o comando de lentes, dentro desse comando temos duas opções.

Uma de correção de desvio cromático, calma, que eu te explico. Desvio cromático é quando você tira uma foto, geralmente com muita luz, e acaba gerando aquelas bordas em vermelho/azul nos cantos do objeto. 

Ainda não sabe o que é? Veja a imagem com muita aberração cromática a seguir:

Efeito de aberração cromática em um homem de terno e chapéu preto

A outra opção é a de correção de lentes, essa eu aconselho você a sempre ligar na hora de editar suas fotos. Pois, ela irá corrigir leves erros que podem acontecer dependendo da câmera que você utiliza para tirar fotos.

Ajuste de luz

Eu gosto de dizer que aqui é onde a mágica acontece. A edição correta da luz já vai deixar sua foto com outra aparência.

Vem comigo, que eu te ensino a utilizar corretamente!

Assim que você entrar nessa seção da luz irá aparecer uma série de linhas, e vou explicar cada uma delas.

A primeira, chamada de exposição, você basicamente vai mexer na bolinha da linha e deixar a imagem ou mais clara ou mais escura. 

Bem simples, né? Já tentou fazer aí?

O ideal é encontrar o equilíbrio para não deixar sua imagem nem escura e nem estourada de tanta luz. Olha só a diferença que só essa opção pode causar na sua imagem:

Diferença da ferramenta exposição dentro do app Lightroom

A segunda opção é com certeza, a minha favorita, que Deus abençoe o contraste! E, como o próprio nome já diz, você pode deixar sua imagem com mais contraste ou menos contraste, veja só:

Diferença da ferramenta contraste dentro do app Lightroom

A terceira linha, realces, é a edição de luz na parte mais claras da foto, observe a diferença de luz na minha cachorra que é completamente branca, rsrs:

Diferença da ferramenta realce dentro do app Lightroom

O item sombras, acredito que você já entendeu, vai mexer na luz das sombras, é o oposto do item realce. Olha a diferença que esse item deu ao sofá, que é mais escuro:

Diferença da ferramenta sombra dentro do app Lightroom

Na linha que diz branco, você altera se você quer mais evidência nos brancos de sua foto ou não, veja a diferença deste item:

Diferença da ferramenta brancos dentro do app Lightroom

O último item dessa lista, denominado de preto, faz o oposto do branco, e você consegue alterar os pretos da sua imagem, como eu fiz na imagem a seguir:

Diferença da ferramenta pretos dentro do app Lightroom

Um outro botão essencial dentro desse item de Luz é a curva,  pode parecer complexo a princípio, mas prometo que você irá entender!

Você vai ter que imaginar essa linha diagonal dividida no meio, na parte debaixo você irá controlar sombras e na de cima os realces. 

Tente também, acrescentar cinco pontinhos nessa curva, separados igualmentes, é só clicar nela que o pontinho aparece! 

Então, se eu mexer o pontinho que está na parte de baixo da minha diagonal, irei alterar as sombras, ou seja, o sofá e a parte dos olhos e focinho. Observe a diferença abaixo:

Diferença da ferramenta curvas parte inferior dentro do app Lightroom

Se eu mexer na parte de cima, altero a minha cachorra, ou seja, os claros da imagem. Veja só:

Diferença da ferramenta curvas parte superior dentro do app Lightroom

O mesmo princípio vale para para as outras opções de cor que também estão nessa janela, você pode testar essas opções na sua foto agora e ver a diferença que elas causam.

Cores

Esse item também é super interessante! Nele você consegue mexer e alterar todas as cores presentes na sua imagem! Isso mesmo, todas as cores!

Quando você entra nesse item você se depara mais uma vez com uma série de linhas, rsrs, calma, iremos ver uma por uma.

No item temperatura você pode escolher entre deixar sua foto mais quente ou mais fria, como eu fiz a seguir:

Diferença da ferramenta temperatura dentro do app Lightroom

Já na linha que diz matriz você consegue alterar o tom da sua foto, você pode ver que no extremo desse item estão as cores verdes e magenta. Veja a diferença:

Diferença da ferramenta matriz dentro do app Lightroom

No item vibração, você consegue destacar mais as cores que estão mais opacas, cuidado para não confundir com o próximo item. Olha como essa função é alterada:

Diferença da ferramenta vibração dentro do app Lightroom

Já em saturação, você pode deixar sua foto menos ou mais saturada. Veja como é diferente do item anterior:

Diferença da ferramenta saturação dentro do app Lightroom

Na opção preto e branco você pode visualizar sua foto em preto e branco haha. Bem simples de entender essa, né?

Dentro do item mistura você pode ir explorando cada cor separadamente na sua foto e ver a diferença que ela causa. O conceito dentro de cada cor você já conhece e já sabe como utilizar!

Eu por exemplo, utilizei a cor vermelha para mostrar pra vocês, como vocês conseguem mudar bruscamente as cores das suas imagens. Observe a mudança de cor no lacinho e no pano que está no pescoço da cachorra:

Diferença da ferramenta tom dentro do app Lightroom de uma cor específica
Diferença da ferramenta saturação dentro do app Lightroom de uma cor específica
Diferença da ferramenta luminância dentro do app Lightroom de uma cor específica

Então, agora é só se divertir com cada função que você aprendeu aqui dentro desse item e escolher a que melhor se aplica a sua foto!

Detalhes

Dentro do item detalhes os dois itens mais importantes são nitidez e redução de ruído. 

Na barra da nitidez você pode aumentar a nitidez da sua foto arrastando para a direita, observe abaixo como esse efeito pode mudar a sua imagem:

Diferença da ferramenta nitidez dentro do app Lightroom

A outra barra, que é a redução de ruído, você pode diminuir o ruído da sua imagem arrastando a barra para a direita. Ruído é como se fosse os pixels da imagem que acabam ficando aparentes, deixando a imagem com vários pontinhos. Veja só:

Diferença da ferramenta redução de ruído dentro do app Lightroom

Efeitos

Dentro desse item vou tratar as principais ferramentas dentro da guia efeitos!

Vamos começar com a ferramenta tonalização dividida você consegue editar a cor da sombra ou a cor do realce da sua foto.

A linha da textura, faz exatamente o que diz o seu nome rsrs. Pode dar mais textura a sua foto, o que pode ser uma ótima ferramenta caso queira melhorar um pouco a qualidade da sua imagem. Olha a diferença que ela causa:

Diferença da ferramenta textura dentro do app Lightroom

O item claridade, traz mais clareza para foto, ou seja, ele define melhor cada objeto que compõem a imagem. Observe que na imagem que diminui essa barra é não é bem definido as bordas da cachorra, totalmente diferente da imagem oposta:

Diferença da ferramenta clareza dentro do app Lightroom

O terceiro item desta lista, chamado de desembaçar pode salvar algumas fotos suas, principalmente aquelas que saíram com muita claridade dando um efeito de embaçado. Observe ele sendo utilizado:

Diferença da ferramenta desembaçar dentro do app Lightroom

Com a ferramenta vinheta você consegue escurecer ou clarear os cantos da sua imagem, dando mais realce ao que está ao centro. Veja só:

Diferença da ferramenta vinheta dentro do app Lightroom

Já o efeito granulado você consegue adicionar grãos a sua imagem, dependendo do efeito que você pretende criar esse é um item bem interessante. Olha a imagem a seguir com esse item sendo utilizado:

Diferença da ferramenta granulado dentro do app Lightroom

Perfis

Os perfis funcionam como se fossem filtros, há diversos estilos e modelos para você escolher. Além disso, é possível editar a presença desse perfil na sua imagem.

Para essa imagem vou utilizar o perfil do grupo Vintage número 08. Confira o resultado abaixo:

Diferença da ferramenta filtro dentro do app Lightroom
350

Presets

Todas essas alterações que você realizou nessa sua foto, você pode salvar em Presets, e reutilizar elas em outras imagens. Como se fossem filtros que você mesmo cria!

E o mais legal, é que você pode utilizar inúmeros presets já prontos para suas fotos e ver qual melhor se encaixa para você.

Eu costumo dizer que os presets dentro do Lightroom é quase uma outra dimensão.

Chegamos ao final do nosso tutorial do aplicativo Lightroom, veja abaixo a comparação da foto inicialmente e após esse tutorial:

comparativo entre as imagens final e inicial

Completamente diferente, né?

Agora você já consegue editar suas fotos utilizando o Lightroom! Não preciso nem acrescentar mais nada. Você já entendeu o por quê desse aplicativo liderar nossa lista de melhores apps para editar foto!

Pixlr

O Pixlr é outro excelente app para edição! E ocupa a segunda posição na nossa lista de melhores apps para editar foto.

Esse aplicativo traz algumas ferramentas bem interessantes e diferentes do Lightroom que a gente já viu aqui. Utilizarei a mesma foto da minha cachorra para edição.

Então, após você instalar o app e escolher a imagem para ser editada, você irá se deparar com uma barra inferior com diversas opções. 

Ferramentas

Dentro do item ferramentas, cujo ícone é uma mala, a gente pode observar diversas ferramentas para edição que nós já vimos como cortar, rotacionar,exposição e etc.

Todas as ferramentas são bem intuitivas e contam com uma barra para a medição da intensidade de edição.

Portanto, iremos tratar aqui neste guia, as ferramentas que ainda não foram mencionadas no item anterior.

Começando por uma ferramenta simples, porém com muita utilidade, a de exposição dupla, nessa ferramenta é permitido adicionar outra imagem à imagem já existente.

E te permite modificar o tipo de exposição que essa imagem terá sob a outra, incluindo níveis de transparência, sensacional, não é?

Veja imagens desta ferramenta na prática:

Pixlr testando opacidade da sobreposição de imagens

Também tem disponível alguns botões que farão as edições de maneira automática, como o botão de auto contraste e auto fix.

Outra ferramenta super interessante é de blur, onde você consegue escolher um elemento da sua foto para manter focado enquanto o resto da imagem é desfocado. 

Por exemplo, vou utilizar da opção circular para focar somente o rosto da minha cachorra. Veja que é possível definir o tamanho da área de foco através do círculo:

Pixlr diferença de área de foco conforme aumentamos o círculo de foco

Além disso, pela barra inferior conseguimos definir a intensidade do desfoque do fundo, observe:

Pixlr diferença de intensidade de embaçamento fora da área de foco

Ainda dentro da mesma ferramenta, temos a opção de melhorar a cor dentro da área de foco, veja a diferença que isso pode causar a imagem:

Pixlr colorindo dentro da área de foco

E por último, temos também a opção de dar mais brilho a parte desfocada, o que pode gerar um efeito incrível na sua foto, olha só:

Pixlr efeito de brilhar o que está fora da área de foco

Outra opção impressionante é a opção de cura, onde você consegue remover da sua foto diversas imperfeições, como espinhas e manchas. 

Nessa foto da minha cachorra, observem que há pelos em frente ao olho direito dela, utilizando essa opção então, irei remover esses pelos, através de cliques sob a tela. Veja só:

Pixlr testando a opção curar para retirar imperfeições da imagem através do toque na tela

Também dentro do grupo ferramentas, temos a última opção que é para remoção dos olhos vermelhos que podem acontecer em fotos. E para usar ela é muito simples, basta, clicar sob o olho vermelho e mover a barra.

Pincéis

O próximo item que encontramos na nossa barra inferior diz respeito a pincéis, que permite você fazer alterações utilizando do movimento da ponta do seu dedo.

Ou seja, se você quiser escurecer a foto, porém, somente em um ponto ou região específica, essa ferramenta é incrível. 

Pois, basta ajustar a precisão do pincel e depois, é só passar o dedo que será alterado automaticamente, teste todos os grupos de pincéis dessa opção e veja como é super simples.

Dentro dessa ferramenta, temos as opções de clarear a imagem, escurecer, transformar em pixels e desenho livre.

Padrões

Dentro do item da varinha mágica, encontramos uma série de efeitos e filtros que podem ser utilizados. E traz diversas opções super criativas! Para esse tutorial eu optei pela opção max de estilo, veja como ficou:

Pixlr opções de efeitos interface do app de edição

Ainda dentro desse mesmo item temos a opção de sobreposição, onde você consegue adicionar diversos efeitos na sua foto, como por exemplo o efeito que eu adicionei para exemplificar:

Pixlr sobreposição de efeitos pré definidos na imagem

Molduras e Stickers

A quarta opção da nossa barra inferior, você pode adicionar molduras e stickers à sua imagem, são diversos itens! Na minha imagem eu adicionei uma moldura chamada spot e também posicionei o stickers de óculos nos olhos da minha cachorra, observe:

Pixlr moldura e stickers

Texto

E em último lugar, mas não menos importante, temos a possibilidade de adicionar texto a imagem, primeiramente, você terá que digitar o texto e então, aparecerá uma série de estilos e cores que você pode adotar. Veja abaixo:

Pixlr ferramenta de texto, adicionando o texto "bad dog" na imagem em cor rosa e inclinado

Acho que está bem claro do porque o Pixlr está em segundo nesta lista de melhores apps para editar foto. Ele tem suas próprias particularidades fazendo deste aplicativo um excelente editor de fotos!

Snapseed

O terceiro app dentre os melhores para editar foto, começa de maneira bem similar aos anteriores, ou seja, importando uma imagem que você queira editar.

Temos então, duas abas na parte inferior do aplicativo uma que diz estilos e outra com ferramentas.

Estilos

Começando por estilos, que são como filtros, basta você escolher o seu preferido e partir para ferramentas! No meu caso, eu escolhi o morning, veja só:

Snapseed interface da aba filtros

Ferramentas

Dentro da aba ferramentas podemos ver várias opções que já estudamos anteriormente, então, vou focar apenas nas opções diferentes.

A começar pela opção chamada de perspectiva, onde você consegue mudar o ponto de visão do fotógrafo e o aplicativo preenche automaticamente os pontos faltando, olhe abaixo:

Snapseed opção perspectiva, alterei a perspectiva para a esquerda

Temos também a ferramenta expandir, onde você pode expandir a imagem para um tamanho maior que o original e o programa também irá preencher a imagem com repetições da imagem original, observe só como eu aumentei verticalmente o sofá:

Snapseed ferramenta de expandir a imagem

Ainda dentro da aba ferramentas, temos vários filtros como o drama, vintage, retro, grunge, preto e branco, noir, retrato. Nesse caso, adicionei o filtro vintage 2, veja o resultado:

Snapseed adotei o estilo vintage

Também temos a ferramenta de blur, onde podemos focar em uma parte específica da imagem e deixarmos o restante embaçado podendo também controlar a intensidade do embaçamento, observe:

Snapseed efeito de foco, utilizam uma zona oval para focar e escolher a intensidade do desfoque

Ainda temos várias opções de texto e moldura, escolhi a moldura número três e finalizei a minha foto, veja o resultado:

Snapseed opção de moldura, foi escolhido uma moldura branca fina com os cantos arredondados

Esse app incrível já provou porque merece a terceira posição nessa lista de melhores apps para editar foto!

Photoshop Mix

O último app da nossa lista, mas não menos importante, é o Photoshop Mix, e sim é do mesmo desenvolvedor do Lightroom que já vimos anteriormente.

Porém, esse aplicativo é bem diferente, você deve estar se perguntando, como pode ser diferente? Não se preocupe e vem comigo que eu irei te explicar!

Digamos que esse aplicativo aborda mais o lado artístico da edição de fotos, calma que você irá entender.

Primeiramente, você irá precisar logar na sua conta e escolher a foto ou as fotos que você quer trabalhar, sim, assim como no Pixlr, esse app também te permite trabalhar e fazer montagens com mais de uma imagem.

A primeira opção que temos a ferramenta já conhecida de cortar, rotacionar e inverter a imagem. 

Então, seguimos para os ajustes, onde é possível, realizar ajustes simples como exposição, brilho, contraste, saturação e etc. Todos esses já vimos anteriormente o seu funcionamento.

Looks

Portanto, vamos direto na opção de Looks, que seriam os filtros, esse aplicativo também te permite editar as fotos utilizando de um pincel, ou seja, basta rabiscar a região que deseja para que a alteração seja feita.

Por exemplo, escolhi o filtro summer, e com a ferramenta de pincel, irei rabiscar somente a região onde eu pretendo que o filtro aparece, ainda posso escolher em qual região eu quero o filtro, veja só:

Photoshop mix adicionei o filtro com pincel a mão, ou seja, rabisquei em cima da minha cachorra para aplicar o filtro somente na área rabiscada.

Cortar fora

A quarta ferramenta disponível é a de cortar fora, ou seja, basta selecionar uma região que essa será cortada da imagem. Portanto, o pedaço que foi retirado ficará transparente. 

Na imagem a seguir eu recortei a parte inferior utilizando meu dedo na tela. E dentro das opções de corte é possível definir a intensidade da transparência, assim como, a intensidade dentro da imagem:

Photoshop mix 3 fotos com os principais efeitos transparentes, na primeira, transparente com baixa intensidade, na segunda o transparente ocm intensidade 100% e na terceira transparente que começa em 100% e vai diminuindo até chegar em 0%.

Lembra que eu falei que pode utilizar mais de uma imagem e construir camadas ou montagens? Então, com essa ferramenta de cortar a imagem que está abaixo irá aparecer! Incrível, né?

Você já consegue perceber porque o Photoshop Mix está nessa lista! Esse aplicativo tem esses detalhes que fazem dele único.


Com essa lista de melhores apps para editar suas fotos e nossos guias práticos de como utilizar as ferramentas. Tenho certeza que você tem o conhecimento necessário para editar qualquer uma de suas fotos e ter um resultado transformador!

Se você achou esse guia útil, compartilhe com seus amigos para que eles também possam aprender a editar fotos pelo celular!

Se quiser receber mais artigos como esse, se inscreva na nossa newsletter!

Deixe uma resposta